09/10/2009

Opiniões

Acabei de ler um post, aqui o qual me diz bastante por ter uma visão muito própria sobre o assunto em questão. Apesar de lá ter deixado o meu comentário, quero deixar aqui em jeito de post a minha opinião pessoal.
Tal como comentei, eu não consigo entender a questão de psicólogos e outros que teimam em nos fazer sentir culpados pelo facto de deixarmos as nossas crianças nos colégios não sei quantas horas por dia.
Eu trabalho 8 horas por dias, das 9h ás 18h. Tenho um filho porque quis té-lo, sabendo de antemão que não poderia (e não quereria) ser mãe a full time sem outra ocupação.
O meu filho ficou desde os 4 meses até aos 15 meses em casa da avó paterna. Ela não trabalha insistiu que ele lá ficasse e assim foi. Fez 1 ano em Junho e em Setembro entrou no colégio.
Sem apelo nem agravo entrou directo o dia todo, sem dias de "ah vai uma hora para se habituar, amanhã já vai duas, depois já almoça..." O primeiro dia foi das 9h ás 16h!
Se me custou? Custou... sai do colégio com as lágrimas nos olhos, todo o dia a pensar nele, liguei para o colégio umas quantas vezes durante o dia... Custou-lhe a ele? Sim, andou cerca de um mês a chorar baba e ranho até o irmos buscar, até se habituar a um ritmo que nunca tinha tido, até ficar lá de manhã sem se virar para trás a pedir colo e beijos e para ir comigo.
Não creio que o tenha traumatizado, aliás este ano mudou de escola... entrou para a pré com outra educadora, outros métodos de ensino, outros colegas, tudo diferente daquilo a que se habituou nos últimos 4 anos. Não derramou uma lágrima, não disse que não queria ficar e ao fim do 2º dia andava ele pela escola a ensinar aos outros onde era a casa-de-banho, o refeitório, o que podiam ou não fazer como se ele lá tivesse andando a (curta) vida inteira dele.
Atenção que eu tenho sorte, e sei-o! Sorte porque ele é um miúdo super social com as outras crianças, que se adapta bem ás mais variadas situações. Outros há que assim não são e os casos são todos diferentes.
Mas pensando agora e,tendo como exemplo vários casos que conheço, não será nossa culpa que muitas crianças reajam mal ás mudanças?
Conheço inúmeros casos de pais que nunca deixaram os filhos ir para lado nenhum sem eles, nem com os avós, nem com amigos nada... porque coitadinhos, ai as saudades, ai que eles depois choram... o meu com 5 anos passa fins-de-semana com os avós, semanas inteiras com os avós a 300km de casa, se eu tiver um azar e pedir a uma amiga para o ir buscar à escola e levá-lo para casa dela até eu chegar ele vai. Porque foi habituado assim, porque a nossa vida infelizmente não dá para estarmos em casa todo o dia com eles.
É compensado com o tempo que passa em casa, em que brincamos, damos mimos e tudo o que ele tem direito e não tem na nossa ausência.
E aos senhores que acham que as crianças deviam estar em casa com os pais, ou ter um limite de 5 horas por dia num colégio eu respondo: e para quando uns apoios que nos permitam ter essa vida? Para quando uma licença que nos permita estar um ano em casa e continuar a pagar renda e por comer na mesa?
É que entre ter o meu filho 8 horas por dia num colégio ou estar em casa com ele e passar fome, acho que o meu filho prefere estar no colégio as 8 horas.
E culpa? Não, não me sinto culpada de não estar com ele todo o dia.
Bjs

02/10/2009

Oração da Amizade

Bom fim-de-semana!
Bjs

Votar

É o que penso de muita boa gente que diz barbaridades destas!

Bjs